Panorâmicas fazem viagem de 360º pela superfície de Marte

Imagens em alta resolução enviadas pelo Curiosity foram combinadas em panorama do planeta vermelho

São Paulo – Uma semana depois de seu pouso bem sucedido em Marte, o jipe-robô Curiosity trocou as fotografias de baixa qualidade por imagens em alta resolução –  e abriu um novo capítulo para nossas investigações do vizinho vermelho. Desde a sua chegada em Marte, o veículo já fez um total de 1.054 fotos, mas apenas um terço delas foi enviada para a Terra, segundo a NASA.

Alguns desses registros foram organizados lado a lado, no primeiro panorama em 360 graus do planeta a partir de informações transmitidas pelo robô da agência espacial americana. Criado a partir de 130 fotos, o panorama interativo mostra a cratera Gale, de cerca de 150 quilômetros de diâmetro, em imagens ainda em preto e branco.

O mural, organizado pelo fotógrafo francês Jean-Pierre Lavoie, mostra ainda a base de uma montanha de cinco quilômetros e meio de altura, chamada pela NASA de Mount Sharp (algo como “Monte Afiado”, em português). As imagens precisaram ser levemente iluminadas, já que o planeta não recebe tanta luz quanto a Terra.

A agência espacial americana já havia divulgado em julho imagens coloridas da superfície do planeta, mas capturadas pelo jipe-robô Opportunity, antecessor direto do Curiosity nas explorações marcianas.  Lavoie também transformou as fotografias numa panorâmica que retrata uma cratera conhecida como Refúgio de Greeley. Veja os dois panoramas interativos de Marte abaixo:

http://photojpl.com/flash/HTML5/s4fkBPaSqJ/tour.swf

http://photojpl.com/flash/HTML5/XMpLYEyNJJ/tour.swf

Imagens: NASA Panorama interativo: Jean-Pierre Lavoie