O que acontece quando sua teoria do Big Bang é provada

Universidade divulgou vídeo que mostra o exato momento em que um pesquisador descobre que a Inflação foi provada

São Paulo – Um grupo de pesquisadores americanos anunciou ontem que uma das principais explicações para o Big Bang é verdadeira. De acordo com a chamada teoria da Inflação, o universo se expandiu de forma incrivelmente rápida, em apenas frações de segundo após seu início.

O físico Andrei Linde, da Universidade de Stanford, é um dos principais autores dessa teoria. A Universidade divulgou hoje um vídeo que mostra o exato momento em que Linde descobre que a Inflação foi provada.

O vídeo mostra Chao-Lin Kuo, professor assistente na Universidade de Stanford e um dos líderes da equipe por trás da descoberta, batendo na porta de Linde para dar a notícia pessoalmente. Linde e sua esposa, ambos professores de física em Stanford, atendem a porta com uma expressão perplexa. “Tenho uma surpresa para vocês”, afirma Kuo. “Deu 5 sigma, ao .2”, diz.

As reações de Linde e sua mulher são incríveis, ainda mais imaginando que não é possível entender o que está acontecendo se você não for um físico.

(“5 sigma” é uma referencia ao significado estatístico da descoberta. Ao dizer isso, Kuo afirma que o experimento registrou um sinal muito forte. “Sigma” é uma forma de anotar desvios padrão e uma descoberta “5 sigma” tem apenas uma chance em 3,5 milhões de ser falsa. Já “.2” é uma referência à medida da razão das flutuações causadas pelas ondas gravitacionais sobre as flutuações causadas pelas perturbações na densidade da matéria. Experimentos anteriores afirmavam que essa razão era menor do que 0,11, tornando incomum a marcação de 0,2)

A teoria da Inflação surgiu em 1980, por meio do físico Alan Guth. Andrei Linde foi um dos primeiros teóricos a refinar a teoria e propor versões da Inflação na qual nosso universo é um entre vários universos inflacionários, que estão dentro de um imenso multiverso.

A descoberta de ontem valida muitas das ideias de Linde e é uma grande prova de que a teoria da Inflação pode ser uma explicação para origem do nosso universo.

//www.youtube.com/embed/ZlfIVEy_YOA?feature=player_embedded