Nossa atenção é menor do que de peixe dourado, diz Microsoft

De acordo com a pesquisa, o tempo médio de capacidade de atenção de um peixinho dourado é de 9 segundos, enquanto o da maioria das pessoas é de 8 segundos

São Paulo – Se você utiliza qualquer dispositivo móvel, é muito provável que sua capacidade de atenção seja menor do que a do peixinho dourado que habita seu aquário. Pelo menos foi essa a conclusão de um recente estudo feito pela Microsoft.

De acordo com a pesquisa realizada no Canadá, o tempo médio de atenção de um peixinho dourado é de nove segundos, enquanto o da maioria das pessoas é de oito segundos. No ano de 2000, nossa média era de 12 segundos.

O estudo foi realizado em duas partes. Na primeira, dois mil participantes jogaram games que prendem a atenção e classificaram letras e números. Assim, foram medidas a capacidade de manter o foco e as habilidades cognitivas para tarefas competitivas desses voluntários.

Já na segunda, 112 pessoas tiveram suas atividades cerebrais monitoradas por eletroencefalograma enquanto interagiram com diferentes tipos de mídia ao tentar realizar outras atividades.

O resultado mostra que as pessoas sentem mais dificuldade de concentração quando usam dispositivos com telas.

“Usuários de múltiplas telas acham difícil filtrar estímulos irrelevantes – são mais facilmente distraídos por múltiplos fluxos de mídia”, diz o relatório da pesquisa.

“Estilos de vida digitais afetam a capacidade de manter o foco por longos períodos de tempo.”

Porém, há também um resultado positivo no estudo. Apesar de nos distrairmos mais facilmente, os mesmos dispositivos podem melhorar nossa capacidade de ser “multitarefa”.

De acordo com a pesquisa, os participantes que têm um estilo de vida mais digital são “melhores no processamento de informações simultâneas chegando de diferentes fontes”.

A conclusão da Microsoft é que as mudanças são resultado da capacidade do cérebro de se adaptar e mudar ao longo do tempo. Um menor poder de concentração pode ser efeito colateral da evolução para a internet móvel.