NASA transmite caminhada no espaço via internet nesta quarta

Astronautas Rick Mastracchio e Steve Swanson vão trocar peça da Estação Espacial Internacional que apresentou falha em teste realizado no último dia 11

São Paulo – Rick Mastracchio e Steve Swanson vão fazer amanhã uma caminhada no espaço. O passeio será transmitido pelo site da NASA.

A finalidade da caminhada é um reparo na parte externa da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês). Prevista para começar às 9h30 do horário de Brasília, a transmissão irá mostrar a troca de uma peça da ISS que falhou num teste de rotina realizado no último dia 11.

De acordo com nota publicada no site da NASA, esta será a 9ª vez que Mastracchio realiza um conserto do tipo e a 5ª que Swanson participa de uma operação desta categoria.

Reparos

Não é a primeira vez que a NASA transmite um reparo na ISS. A agência espacial americana faz transmissões regulares de operações do tipo e a última delas aconteceu na sexta, dia 18.

Naquele dia, outros dois astronautas substituiram um componente do sistema de computadores da estação que apresentou defeito. Um dia antes, a NASA havia anunciado a descoberta de um novo planeta.

Batizado de Kepler-186f e localizado a 500 milhões de anos luz de distância da Terra, ele chamou a atenção por apresentar indícios de abrigar água em forma líquida.