NASA fotografa crateras deixadas pelo Curiosity

Agência espacial divulgou imagem com várias crateras que surgiram com o impacto do jipe-robô Curiosity na superfície marciana

São Paulo – A NASA  divulgou novas imagens que mostram várias crateras que surgiram com o impacto do jipe-robô Curiosity na superfície marciana. Elas foram feitas pela sonda Mars Science Laboratory (MSL).

Curiosity, a maior construção humana já levada para Marte, seguiu 500 mil linhas de código de computador que os engenheiros da NASA programaram para dirigir todos os movimentos do veículo.

O pouso mais complexo já feito em Marte também contou com um escudo de proteção térmica. Ele ajudou a nave a entrar na atmosfera de Marte em um impacto a 21 mil quilômetros por hora. Além das cicatrizes deixadas no planeta vermelho, Curiosity deixou sinais de sua passagem com entulhos e equipamentos que foram ejetados com o pouso.

Entre os equipamentos perdidos pelo jipe-robô está o escudo de proteção contra o calor, a cápsula traseira e um paraquedas. Eles formaram seis novas crateras em um raio de 12 quilômetros do local do pouso.

NASA já tinha muitas informações sobre objetos que atingiram Marte. As novas imagens devem ajudar a entender mais sobre a atmosfera do planeta e a formação de crateras porque os cientistas conhecem a massa, composição, trajetória e formato de cada equipamento.

Vale ressaltar que o Curiosity está em Marte desde 6 de agosto. O objetivo da missão de dois anos do jipe-robô no planeta vermelho é tentar descobrir se Marte já teve um ambiente capaz de suportar vida microscópica e se tem condições que preservaram os seus indícios.