Missão da espaçonave movida a radiação solar abre campanha de financiamento coletivo

Os organizadores da missão LightSail querem arrecadar 3,5 milhões de reais para colocar a nave no espaço

A espaçonave LightSail, idealizada por Carl Sagan, irá realizar seu primeiro voo teste em 20 de maio. Porém, a primeira missão da nave está marcada para 2016, e a Planetary Society, organização que está desenvolvendo o projeto, precisa de financiamento para tirá-lo do papel.

O cientista Bill Nye lançou nesta quarta (13) uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter, convidando as pessoas a apoiarem a missão da LightSail.

O projeto custa 5,45 milhões de dólares (16,3 milhões de reais) e boa parte dessa quantia já foi conseguida com investidores. Porém, a organização ainda precisa de 1,2 milhão de dólares (3,5 milhões de reais).

O objetivo inicial é conseguir apenas 200 mil dólares (600 mil reais), mas a campanha pode ser estendida até 1 milhão de dólares (3 milhões de reais), cobrindo os custos de construção, testes e até uma campanha publicitária do projeto.

O lançamento, marcado para 2016, irá acontecer exatos 40 anos após o astrônomo Carl Sagan divulgar o projeto da espaçonave movida à radiação solar.

Desde então, a navegação solar já foi testada pela Nasa e a agência espacial japonesa. Mas a Planetary Society acredita que a LightSail será a primeira espaçonave comercialmente viável a viajar no espaço utilizando a radiação emitida pelo sol.

Fonte: Kickstarter