Meteorito cai sobre lago Baikal na Rússia

Testemunhas do incidente ocorrido em 22 de outubro viram um grande bólido a uma velocidade de entre 13 e 10 metros por segundo

Moscou – Um meteorito caiu sobre o lago Baikal na Rússia, o mais profundo do mundo, informou nesta quarta-feira o Observatório Astronômico da Universidade de Irkutsk (a Sibéria).

Nas imagens gravadas por testemunhas oculares do incidente ocorrido em 22 de outubro é possível ver como um grande bólido é visto a uma velocidade de entre 13 e 10 metros por segundo.

Uma das partes se desprendeu do meteoro antes do resto cair, supostamente, na superfície do lago a um quilômetro do litoral, segundo os cientistas, que estimaram sua massa em um quilo e seu tamanho em 10 centímetros.

Segundo o comunicado postado pelo observatório em seu site, o astro foi detectado a uma altura de 67,2 quilômetros e seu contato se perdeu a cerca de 62,1 quilômetros da Terra.

Os especialistas consideram que o meteorito foi desviado de sua trajetória original, motivo pelo qual foi parar em nosso planeta.

Em fevereiro de 2013 outro meteorito, embora de dezenas de toneladas de peso e vários metros de diâmetro, semeou o pânico ao cair em uma zona povoada da região russa dos Urais, onde deixou mais de mil feridos.