Médicos implantam nariz artificial na testa de paciente chinês

A equipe de cirurgiões de um hospital na cidade chinesa de Fuzhou implantaram um nariz artificial na testa de um homem chamado Xiaolian, de 22 anos

São Paulo – A equipe de cirurgiões de um hospital na cidade chinesa de Fuzhou implantaram um nariz artificial na testa de um homem chamado Xiaolian, de 22 anos. A insólita técnica substituirá o órgão original do paciente, que sofreu danos irreversíveis por conta de uma infecção.

Para desenvolver o novo nariz, os médicos retiraram um pedaço de cartilagem da costela de Xiaolian. Por meio de um expansor de tecido, foi possível reconstruir o formato do órgão na testa do chinês. 

Xiaolian se envolveu em um acidente de carro em agosto de 2012, sofrendo um trauma no nariz. A infecção gerada pelo machucado não foi tratada adequadamente e corroeu uma parte da cartilagem do órgão responsável pelo olfato, o que impossibilitou uma reparação cirúrgica. 

De acordo com relatos da imprensa local, o nariz artificial conseguiu ser reproduzido com sucesso e o transplante poderá ser realizado em breve. 

Com informações da agência Reuters.