Mapa revela detalhes da superfície de Marte

Mapa vai ajudar os cientistas a identificar pontos interessantes de pouso para futuras missões, além de revelar detalhes da história do planeta

São Paulo – O mapa da foto acima revela a geologia de Marte em detalhes impressionantes. A ilustração pode ajudar os cientistas a compreender melhor a história do planeta vermelho.

O mapa global de Marte mostra a distribuição das unidades geológicas e formas de relevo sobre a superfície do planeta ao longo do tempo. A imagem combina 16 anos de observações feitas por quatro naves espaciais em órbita: Mars Global Surveyor, Mars Odyssey, Mars Express e Mars Reconnaissance Orbiter.

Além de revelar detalhes que podem ajudar a compreender a história geológica de Marte, o mapa vai ajudar os cientistas a identificar pontos interessantes de pouso para futuras missões.

Segundo a New Scientist, uma das missões que pode se beneficiar é a ExoMars, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), cujo lançamento será em 2018. Há também a missão InSight, da Nasa, agência espacial americana, cujo lançamento deve acontecer em 2016.

Clique aqui para fazer o download do mapa do tamanho no site do U.S. Geological Survey.