Lente que transforma smartphone em microscópio é criada

A ideia é colocar uma lente de aproximadamente 6 milímetros nas câmeras dos smartphones e tablets para que seja possível capturar objetos microscópicos

São Paulo – O engenheiro mecânico Thomas Larson teve a ideia de transformar smartphones ou tablets em microscópios. O projeto “Micro Phone Lens” está em financiamento pelo Kickstarter e já levantou mais de sete vezes o valor inicial.

A ideia de Larson é colocar uma lente de aproximadamente 6 milímetros nas câmeras dos smartphones e tablets para que seja possível capturar objetos microscópicos. O requisito para transformar seu smartphone em um microscópio é ter uma câmera com resolução mínima de 5 megapixels.

O “Micro Phone Lens” tem uma lente que quando colocada na câmera do aparelho adiciona um zoom de 15 vezes ao smartphone. Mas é possível que esse aumento chegue a 60 vezes com o sistema de zoom de smartphones, segundo Larson.

A aproximação pode ajudar a capturar detalhes que não poderiam ser vistos com o zoom padrão da câmera do celular. Segundo Larson, colocar uma lente com essa em um smartphone pode aguçar o interesse de crianças pela ciência.

O Micro Phone Lens ainda está em fase de produção. Larson colocou o projeto no Kickstarter para tentar arrecadar 5 mil dólares. Ainda faltam treze dias para encerrar a arrecadação, mas o projeto já recebeu conseguiu mais de 40 mil dólares.

Segundo Larson, quem apoiar o projeto incentivará também a futura criação de uma lente com zoom de 150 vezes.