Jipe Curiosity é aprovado no primeiro teste-chave em Marte

Robô desempenhou bem seu primeiro deslocamento para fora da cratera Gale, onde estava desde que pousou em Marte

Cabo Canaveral – O jipe Curiosity, da NASA, deu nesta quarta-feira uma volta de 16 minutos pela superfície de Marte, no seu primeiro deslocamento desde que pousou por lá para investigar se o planeta já teve condições para abrigar vida microbiana.

A missão, com duração de dois anos e verba de 2,5 bilhões de dólares, é a primeira iniciativa de astrobiologia da NASA desde o envio das sondas Viking, nos anos 1970. Seu complexo pouso, em 6 de agosto, teve momentos de suspense que atraíram a atenção do mundo todo.

Exceto por um rápido teste de direcionamento nesta semana, o jipe de 1 tonelada permanecia até agora no mesmo lugar, dentro da cratera Gale, que fica no Hemisfério Sul marciano, perto do seu equador.

Às 11h17 desta quarta-feira (hora de Brasília), as seis rodas do Curiosity se puseram em movimento, percorrendo um total de 4,5 metros antes de se virar em 120 graus e recuar 2,5 metros, postando-se ao lado do seu primeiro alvo científico: uma marca deixada pelo próprio foguete que pousou o equipamento.

Durante o seu passeio, o Curiosity tirou várias fotos, inclusive do seu próprio rastro.