Homens não confiam em mulheres com selfies “embelezadas”

Já as mulheres do estudo sentiram que os homens com fotos aprimoradas eram, além de mais bonitos, também mais confiáveis

São Paulo – Há décadas, os seres humanos tentam melhorar a aparência física com programas de edição, como o Photoshop, ou até mesmo cirurgias plásticas.

Um estudo da Universidade de Connecticut, nos EUA, prova que quem se preocupa com a aparência está correto. Pelo menos se o assunto for namoro virtual.

Os pesquisadores norte-americanos descobriram que homens e mulheres heterossexuais se sentem mais atraídos por pessoas com fotos aprimoradas tecnologicamente. No entanto, quando perguntados se a atração é sinônimo de confiança, a resposta foi bem diferente.

Enquanto os homens relacionaram as fotos embelezadas a pessoas não confiáveis, as mulheres acharam os perfis masculinos “photoshopados” mais atraentes e também mais confiáveis.

Assim, para os homens, se a mulher tem uma foto de perfil melhorada pelo Photoshop, provavelmente ela não é real. Já para as mulheres, se o homem possui uma foto de perfil embelezada, ele não deve estar mentindo sobre a própria aparência. 

A pesquisa focou em 305 participantes heterossexuais, que tem entre 17 e 36 anos. Os cientistas utilizaram dois tipos de imagens, uma “embelezada” (tratamento de cabelo, maquiagem, luz) e outra não modificada.

Os participantes precisaram determinar os perfis mais atraentes fisicamente, mais confiáveis, similares aos participantes e com quem eles gostariam de namorar.

Rory McGloin, um dos chefes do estudo, disse em um relatório que, apesar de os homens não confiarem nas mulheres com fotos embelezadas, eles tinham um desejo maior de namorá-las.

“Esse achado sugere que, mesmo quando os homens suspeitam que a foto do perfil da mulher não é dela na realidade, eles estão dispostos a assumir o risco para ter um encontro com ela. Em nossa amostra, a atração parece ser mais importante do que a confiança”, disse McGloin.