Gadget para smartphones diagnostica HIV em 15 minutos

Com custo de aproximadamente 34 dólares, aparelho criado por pesquisadores da universidade de Columbia foi testado com sucesso em Ruanda

São Paulo – Cientistas da universidade americana de Columbia desenvolveram um novo gadget para smartphones. Ele é capaz de diagnosticar a presença do vírus HIV e da sífilis em testes que duram 15 minutos.

Para usar o aparelho, o paciente deve antes desinfetar o dedo. Então, ele precisa extrair uma gota de sangue e inseri-la no coletor do gadget.

Após abrir no smartphone um app criado pelos cientistas e inserir no novo aparelho a amostra de sangue, basta aguardar 15 minutos para obter o diagnóstico.

O gadget usa material descartável carregado com reagentes para fornecer os resultados. É leve e pequeno o suficiente para caber na palma da mão de quem usa.

O aparelho consome energia do smartphone a que fica conectado para funcionar. De acordo com seus criadores, ele custa aproximadamente 34 dólares para ser fabricado.

Testes

Em Ruanda, 96 pacientes foram submetidos a testes com o novo gadget. Em função da resposta rápida e da simplicidade do procedimento, 97% das pessoas aprovaram o aparelho.

Os profissionais de saúde envolvidos também se adaptaram bem ao gadget. Eles se mostraram prontos para usá-lo após um treinamento de cerca de meia hora.

Tassaneewan Laksanasopin é um dos criadores do novo gadget. Por e-mail, ele informou a EXAME.com que pretende realizar mais alguns testes com o aparelho e obter a aprovação da Organização Mundial da Saúde antes de colocar o gadget à venda em países em desenvolvimento.

“Com o aumento na detecção da sífilis gerado pelo gadget, nós poderemos reduzir as mortes causadas pela doença em 10 vezes”, afirmou o cientista Samuel Sia em nota divulgada pela universidade de Columbia.  

Sia escreveu um estudo sobre o aparelho. O trabalho foi publicado nesta semana na Science Translational Medicine, publicação da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS, na sigla em inglês).

Veja a seguir o vídeo que demonstra o funcionamento do novo gadget: