Foto colorida revela detalhes de asteroide gigante

Com 530 quilômetros de diâmetro, Vesta é o segundo maior corpo celeste do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter

A NASA, agência espacial americana, revelou imagens coloridas do asteroide Vesta. Os filtros de cores aplicados por cientistas alemães ajudaram na observação de estruturas geológicas.

Com 530 quilômetros de diâmetro, Vesta é o segundo maior corpo celeste do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O asteroide é acinzentado, com uma variedade de pequenas e grandes crateras.

As fotografias foram capturadas por uma câmera a bordo da sonda Dawn. Mas os cientistas do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar coloriram as imagens para observar as estruturas do asteroide.

Como os minerais refletem luz de vários comprimentos de onda e em diversos graus, os filtros mostram a diversidade na composição do asteroide. Os cientistas descobriram marcas de impactos, crateras enterradas por terremotos, entre outros materiais alheios ao Vesta.

Lançada em 27 de setembro de 2007 pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), Dawn se situou na órbita de Vesta em 16 de julho de 2011.

Durante um ano, a sonda não tripulada mapeou os detalhes da superfície até então desconhecida de Vesta. Agora, caminha rumo a Ceres, um planeta-anão. Mas só o alcançará em 2015, segundo a NASA.