Este organismo constrói um novo genoma a cada vez que faz sexo

Diferente dos humanos, essa espécie não tem relações sexuais para procriar. Mas, sim, para se recriar

Uma equipe de biólogos descobriu que existe uma espécie de micro-organismos unicelulares capaz de construir um novo genoma sempre que se reproduz. A Oxytricha trifallax vive em lagoas de todo o mundo.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Cell. Diferente dos humanos, essa espécie não tem relações sexuais para procriar. Mas, sim, para se recriar.

Segundo a Wired, o organismo parece uma bola de futebol americano quando visto através de microscópios. Os cílios são usados para se locomover a para devorar algas.

Para Laura Landweber, bióloga molecular da Universidade de Princeton e principal autora do estudo recente, a espécie só acasala quando não encontra comida. Se o organismo estiver bem alimentado, não há busca por outros parceiros.

Quando acontece o acasalamento, os dois organismos formam duas células. Apesar de o exterior permanecer o mesmo, cada célula troca metade do seu genoma com a outra.  É assim que surge um novo genoma.

Os cientistas ainda não sabem por qual motivo essa renovação acontece. Uma das possibilidades é que essa mudança no DNA ajudou os ancestrais da espécie a criar variações genéticas que os ajudaram a sobreviver em um passado remoto. Novas pesquisas devem ser feitas para que os biólogos desvendem esse mistério.