Empresa prepara-se para lançar maior foguete do mundo

A SpaceX está reformando uma antiga base na Califórnia para o primeiro lançamento do Falcon Heavy, que será o maior foguete em operação no mundo

São Paulo — A empresa americana SpaceX, do empresário e engenheiro sul-africano Elon Musk, vai reformar uma velha plataforma de lançamento na base aérea de Vandenberg (Califórnia, EUA) para o lançamento do foguete mais poderoso do mundo: o Falcon Heavy. A obra deve custar entre 20 e 30 milhões de dólares e durar 18 meses. A expectativa da empresa é realizar o primeiro voo em 2013.

Vanderberg possui várias plataformas de lançamento, algumas inativas, outras em funcionamento. A que será utilizada pela SpaceX foi construída na década de 1960. O último lançamento no local ocorreu em 2005, com o voo do foguete americano Titan 4. Operários já demoliram as estruturas atuais da base de lançamento e darão início às obras de um novo hangar para abrigar o gigantesco foguete.

Projetado para enviar carga útil e tripulação para além da órbita da Terra, o Falcon Heavy só não é maior que o já aposentado Saturn V, o foguete que levou o homem à Lua. Com 69 metros de altura, o Falcon Heavy é projetado para levar à órbita baixa da Terra 53 toneladas. A capacidade do Saturn V, com 110 metros de altura, era de 119 toneladas.

O primeiro lançamento do Falcon Heavy sairá do bolso da empresa. É uma forma de tentar seduzir clientes em potencial, como a NASA, com quem a SpaceX já tem contrato para abastecer a Estação Espacial Internacional com suprimentos utilizando um foguete menor, o Falcon 9. O vídeo abaixo mostra evolução dos foguetes da empresa e os planos para o Falcon Heavy.