É possível apagar seus medos pelo sonho, diz estudo

Equipe de cientistas descobriu que é possível apagar a memória das pessoas enquanto dormem para que deixem de sentir medo

São Paulo – As terapias tradicionais podem ser estressantes para quem sofre de alguma fobia. A boa notícia é que um grupo de pesquisadores descobriu que é possível apagar a memória das pessoas enquanto dormem para que deixem de sentir medo. As informações são da New Scientist.

O sono é fundamental para o processamento da memória. É quando os acontecimentos do dia são repetidos no cérebro como uma maneira de consolidar as lembranças. A pesquisadora Katherina Hauner e sua equipe da Northwestern University (Estados Unidos) provaram que é possível manipular o sonho, alcançar memórias específicas e apagá-las.

Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores condicionaram 15 voluntários a sentir medo quando expostos a determinados cheiros e algumas imagens ao associá-los com pequenos choques elétricos.  

Uma vez condicionados, os participantes dormiram. Inicialmente, o cheiro provocou uma resposta de medo. Mas quanto mais tempo o cheiro foi apresentado, mais a resposta de medo diminuiu.

Apesar do resultado positivo, a pesquisadora acredita que ainda é preciso aprofundar o trabalho. O medo causado pelo choque elétrico – que foi o método utilizado durante os testes – é mínimo se comparado às reações associadas a maior parte das fobias ou acontecimentos traumáticos.