Dupla feminina fará caminhada espacial pela primeira vez, diz astronauta

A astronauta Christina Koch se juntará à Anne McClain em plataforma orbital em fato inédito na história

Moscou, 21 jan (EFE) —  Pela primeira vez na história duas mulheres farão uma caminhada espacial, indicou nesta quinta-feira uma delas Christina Koch, da agência espacial americana, Nasa.

“Tenho entendido que nós (ela e Anne McClain) faremos uma caminhada espacial. Não sei até que ponto a Nasa informou isso oficialmente”, disse a astronauta em entrevista coletiva na Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou, de acordo com a agência russa “Interfax”.

Christina fez este anúncio depois que a Comissão Interdepartamental da agência espacial russa Roscosmos aprovou a formação da tripulação que viajará em 14 de março da base de Baikonur, no Cazaquistão, à Estação Espacial Internacional (EEI) a bordo da nave Soyuz Ms-12. A tripulação será composta por ela, pelo cosmonauta Alexey Ovchinin e pelo astronauta da Nasa Nick Hague.

O russo e o americano não conseguiram viajar em outubro à EEI por causa do fracasso no lançamento da missão Soyuz MS-10.

Christina, Ovchinin e Hague se somarão aos atuais moradores da plataforma orbital: a americana Anne McClain, o canadense David Saint-Jacques e o russo Oleg Kononenko.