Curiosity faz panorâmica para avaliar futura travessia em Marte

Curiosity fotografou o local à beira de uma duna para avaliar se é possível atravessar o vale até o outro lado

A Nasa, agência espacial americana, divulgou um mosaico de imagens feitas pelo jipe-robô Curiosity em solo marciano. A área vista na imagem mostra a região onde os pesquisadores encontraram evidências favoráveis para a sobrevivência de micróbios.

A imagem foi feita em 30 de janeiro. Curiosity fotografou o local à beira de uma duna para avaliar se é possível atravessar o vale até o outro lado. O local apelidado de Dingo Gap foi avaliado pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) como um caminho favorável para a travessia.

O jipe-robô atingiu o leste da duna e enviou as imagens para os pesquisadores da Nasa decidirem sobre seus próximos passos. A equipe deverá conduzir o robô para que ele siga pelo oeste da duna.

Curiosity tem explorado há meses uma região cercada de montanhas, o Monte Sharp, que tem 5.500 metros de altura. Segundo a Nasa, há evidências favoráveis para a sobrevivência de micróbios no local.

Além disso, o solo do local preserva uma história da transformação das condições ambientais de Marte. O jipe-robô procura antigos ambientes habitáveis ​e importantes mudanças nas condições ambientais do planeta. 

Veja a panorâmica abaixo: