Curiosity faz autorretrato e mostra buraco feito em Marte

A fotografia exibe uma visão panorâmica da localização do jipe-robô no mês de fevereiro, na região da Baía de Yellowknife, na cratera Gale

São Paulo – A Nasa divulgou um novo autorretrato do Curiosity. A fotografia exibe uma visão panorâmica da localização do jipe-robô no mês de fevereiro, na região da Baía de Yellowknife, na cratera Gale.

A imagem foi capturada para mostrar o local onde o jipe-robô escavou pedras marcianas pela primeira vez com ajuda de uma broca. Pela imagem é possível observar o buraco de 1,6 centímetros de diâmetro que foi feito para a coleta de amostras.

O Curiosity recolheu o conteúdo de dentro da rocha “John Klein”. Ela recebeu este nome em homenagem a um vice-gerente de projeto do Laboratório de Ciências de Marte, falecido em 2012. Depois que as rochas foram escavadas, a amostra foi pulverizada pelo Curiosity. Agora, o pó será analisado pelo próprio jipe-robô para determinar sua composição química e mineral.

O Curiosity conseguiu tirar essa fotografia com ajuda de seu braço mecânico, onde fica a câmera fotográfica. Ele não é visto porque a imagem é uma combinação de uma série de 130 imagens criadas na primeira semana de fevereiro pela câmera, quando essa parte do equipamento estava posicionada fora do raio de cobertura da câmera.

Vale lembrar que o Curiosity postou em Marte em agosto de 2012. Ele tem como missão explorar durante dois anos a região marciana conhecida como Cratera Gale, onde ele já está. O objetivo é tentar descobrir se Marte já teve um ambiente capaz de suportar vida microscópica e se tem condições que preservaram os seus indícios.