Como dançar de maneira mais atraente, segundo a ciência

Software 3D avaliou gravação de dança de pessoas para identificar padrões de movimentação mais atraentes

São Paulo – A dança é um ritual de cortejo tanto para animais quanto para humanos. Uma nova pesquisa científica indica como devemos dançar para parecermos mais atraentes na pista.

Psicólogos da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram os movimentos de 39 pessoas utilizando um software de captura 3D. A dança não era muito sofisticada, a música tocada tinha um ritmo básico, segundo o estudo publicado na Scientific Reports.

Para os homens, os principais movimentos devem acontecer na parte superior do corpo, usando braços, cabeça e torso.

Já entre as mulheres, três tipos de movimentos foram responsáveis por torná-las mais atraentes: swing de quadril, movimentos assimétricos com as coxas e movimentos assimétricos com os braços (mas menos do que com as pernas).

Os movimentos de quadril e com as pernas nas mulheres são mais atraentes para os homens porque, mesmo que inconscientemente, eles indicam fertilidade.

analise-de-padroes-de-danca-em-estudo-de-universidade-do-reino-unido Estudo: software avaliou movimentos das pessoas durante dança

Estudo: software avaliou movimentos das pessoas durante dança (Universidade de Northumbria/Reprodução)

“A ideia básica de que movimentos de dança são capazes de transmitir informações honestas sobre as qualidades reprodutivas dos dançarinos em questão parece sólida”, afirmou Nick Neave, professor associado da Universidade Northumbria e um dos autores do estudo, ao PopSci.

O estudo foi feito com habitantes do Reino Unido. Por isso, vale ressaltar que os sinais de atração podem mudar regionalmente, de acordo com cultura e costumes locais.