Cientistas veem risco crescente de asteroide colidir com a Terra

Os asteroides são muito frágeis, mas quando são grandes, podem penetrar profundamente na atmosfera e representar uma ameaça real de colisão

O risco de a Terra ser atingida por um asteroide de uma chuva de meteoros conhecida como Táuridas está aumentando, afirmaram cientistas checos nesta terça-feira.

Os astrônomos, da Academia Checa de Ciências, chegaram a essa conclusão depois de analisar 144 bólides – grandes meteoros que explodem na atmosfera – da Táuridas e detectar um novo “ramo” com pelo menos dois asteroides que têm entre 200 e 300 metros de diâmetro.

“Provavelmente, o ramo também inclui muitos asteroides não detectados que têm dezenas de metros de diâmetro ou mais”, informou a academia checa em uma nota à imprensa.

“Portanto, o perigo de uma colisão com um asteroide cresce significativamente” a cada vez “que a Terra encontra esse fluxo de material interplanetário”.

O novo ramo compreende objetos que se movem juntos em torno do Sol, e a Terra se encontra com ele a cada poucos anos por um período de cerca de três semanas.

“Durante este período, a probabilidade de uma colisão com um objeto maior (de cerca de dezenas de metros de diâmetro) é acentuadamente maior”, informou a Academia.

Os asteroides são muito frágeis, mas quando eles são grandes assim, podem penetrar profundamente na atmosfera e representar uma ameaça real de colisão com a Terra, acrescentou.

O estudo pede pesquisas futuras para obter “uma melhor descrição dessa fonte real de objetos potencialmente perigosos, grandes o suficiente para causar um desastre local ou mesmo continental”.

O artigo está disponível no site da Astronomy & Astrophysics, pendente de publicação em sua revista renomada.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Amarildo de Carvalho

    Olha me desculpem se não quiserem aceitar tudo bem mas, porque esses babacas destes cientistas não gastam seu tempo com outras coisas, em algo que vá ajudar a humanidade, porque perdem tempo enganando a humanidade com assuntos como esse não veem que não dá mais, “A TERIA É PLANA” não dá mais, esses babacas tem que parar com isso acabou a terra e plana e estamos fechados daqui ninguém sai e também ninguém entra, não existe espaço nem via Láctea acabou.

  2. Giuliano Gasparini

    …. então a Terra é plana… Interessante. Os gregos antigos, aqueles ‘idiotas’ também eram enganados pela NASA? hahahahah!