Cientistas lançarão satélite equipado com Nexus One

Cientistas da Universidade de Surrey, no Reino Unido, irão lançar o equipamento a partir da Índia em direção ao espaço no dia 25 de fevereiro

São Paulo – Cientistas da Universidade de Surrey, no Reino Unido, vão lançar um satélite equipado com um Google Nexus One. Chamado STRaND-1, ele será lançado a partir da Índia em direção ao espaço no dia 25 de fevereiro.

O STRaND-1 tem 30 centímetros de largura e pesa 4,5 kg. A ideia é que o primeiro smartphone da linha Nexus controle o satélite enquanto ele está na órbita do planeta Terra.

O objetivo do lançamento é testar as condições do aparelho em altas concentrações de radiação, vácuo e variações intensas de temperatura. Para isso, serão usados vários aplicativos, responsáveis por controlar o andamento do satélite. Outros sensores do smartphone, como a câmera, acelerômetro e a comunicação por ondas de rádio também serão usados.

O Nexus One tem um processador de 1 GHz. Seus recursos são considerados úteis para satélites. Segundo os pesquisadores, ele foi escolhido porque é considerado um aparelho antigo e barato o suficiente para controlar o satélite. Mas os cientistas não deixam de destacar que essa é uma missão de testes.

Vale lembrar também que o STRaND-1 não é o primeiro satélite equipado com um Nexus One. A Nasa também desenvolveu os PhoneSats, pequenos satélites que usam smartphones com Android com o objetivo de reduzir o custo da construção de satélites espaciais.

Veja abaixo um vídeo sobre o STRaND-1: