Cientistas fazem melhor mapa do interior da Terra

O mapa mede a profundidade da zona Moho do planeta e permite uma compreensão melhor do interior da Terra e da gravidade

Paris – Uma equipe de pesquisadores elaborou um inédito mapa global da crosta terrestre a partir de observações e cálculos realizados pelo satélite GOCE, segundo informou nesta sexta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA).

No estudo, batizado como projeto GEMMA, observou-se a zona conhecida como Moho, situada entre a parte mais externa da Terra, a crosta, e os primeiros 50 quilômetros de profundidade, onde se concentram os recursos como gás natural, petróleo e minerais.

O mapa mede com uma resolução sem precedentes a profundidade desta zona do planeta, e permite uma compreensão melhor do interior da Terra e da gravidade.

As imagens do satélite GOCE mostram a Terra com uma precisão nunca antes obtida, o que contribui para entender melhor a circulação dos oceanos, fundamental para determinar a energia terrestre e as mudanças nos níveis do mar.

O projeto GEMMA melhora as projeções feitas anteriormente, que ao se basearem em dados recolhidos após a análise de terremotos ou da gravidade eram insuficientes.

A equipe cientistas foi dirigida pelo italiano Daniele Sampietro e o projeto foi financiado pelo centro de pesquisa Politécnico de Milão e pela ESA.