Cientistas descobrem inseto “cabeludo” parecido com um Troll Doll

Cientistas da Universidade de Harvard descobriram, no Suriname, um inseto 'cabeludo' que parece com um boneco Troll Doll

A criatura da foto acima mais parece um brinquedo, mas é uma nova espécie de inseto que vive na floresta tropical do Suriname. As informações são do Daily Mail.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard passou três semanas no Suriname, no norte da América do Sul. O objetivo da expedição era explorar a floresta tropical intocada da região sudeste do país.

O inseto “cabeludo” é apenas uma das 60 novas espécies registradas durante a missão. O elevado número de novas espécies descobertas é uma prova da incrível biodiversidade das florestas da região.

O inseto de sete milímetros de comprimento tem o corpo dourado coberto de listras e de pontos de cor laranja. Os “pelos” que saem da região traseira parecem perucas dos bonecos coloridos Troll Dolls, um sucesso da década de 1990.

Dr. Trond Larsen, ecologista e biólogo de conservação, passou dias estudando a criatura. Para ele, o inseto ganhou essa forma temporariamente durante um processo de metamorfose, como o de uma borboleta.

Larsen acredita que essa cauda do inseto é feita de cera e produzida por glândulas do abdómen. A cera é muito encontrada entre os insetos e pode ter várias utilidades.