Cientistas criam técnica de levitação para líquidos

Com ondas sonoras, pesquisadores conseguiram manter substâncias líquidas e pequenos comprimidos suspensos no ar; assista ao vídeo

São Paulo – Cientistas do Laboratório Nacional Argonne, localizado nos arredores de Chicago (EUA), criaram uma nova técnica capaz de levitar líquidos e pequenos comprimidos. Sem qualquer truque envolvido, apenas física, a equipe usou um aparelho para erguer e manter gotas de diferentes soluções e objetos leves suspensos no ar, tudo com o auxílio das ondas sonoras.

O dispositivo é formado por dois pequenos alto-falantes que, quando perfeitamente alinhados, criam duas ondas sonoras inaudíveis e estacionárias, isto é, que permanecem em posições constantes, porém contrárias. A pressão exercida por estas forças é suficiente para cancelar os efeitos da gravidade, permitindo que substâncias e objetos leves fiquem presos em determinados pontos, como se estivessem levitando.

De acordo com os cientistas, esta nova técnica poderá ser usada para transformar medicamentos cristalinos em amorfos (sem forma definida). A maioria dos remédios no mercado tem forma cristalina. Por este motivo, não são completamente absorvidas pelo corpo, reduzindo a sua eficácia, explicou Yash Vaishnav, um dos cientistas da pesquisa. Já em estado amorfo, os medicamentos são altamente solúveis e, por isso, mais eficientes. 

Veja com seus próprios olhos, no vídeo abaixo, a técnica capaz de levitar substâncias: