Cientistas criam sistema de áudio feito com gel

São Paulo – Uma tecnologia feita com íons e gel transparente pode, no futuro, ajudar a revolucionar a forma como você escuta suas músicas preferidas. Uma equipe de...

São Paulo – Uma tecnologia feita com íons e gel transparente pode, no futuro, ajudar a revolucionar a forma como você escuta suas músicas preferidas. Uma equipe de engenheiros da Universidade de Harvard criou um sistema de áudio que usa conceitos científicos para aprimorar a qualidade dos sons emitidos.

O sistema feito com gel transparente tem um sistema ativo de cancelamento de ruído externo. A tecnologia ainda garante uma clareza nunca vista antes na reprodução das notas musicais.

Tudo isso é possível por meio da condução iônica. Isso significa que os íons se movem entre diversas localizações dentro da estrutura do sistema. Esse mecanismo é o contrário dos sistemas de condução por cobre, em que os átomos ocupam posições fixas.

Condutores iônicos não são uma ideia nova, mas sua propensão a quebrar sob alta tensão levou muitos cientistas a​​ descartar o método. No entanto, a equipe de Harvard descobriu uma maneira de evitar reações químicas indesejadas no sistema usando a borracha como um isolante.

São duas camadas de gel com água salgada em torno de uma folha de borracha. Os sons são emitidos quando a tensão elétrica passa pelo gel. Isso causa vibrações e contrações nessa borracha usada na construção do sistema. É isso que irá reproduzir o som enviado pelos computadores ou outros dispositivos em todo o espectro audível pelo ouvido humano, que vai dos 20 Hz aos 20.000 Hz.

Especialistas acreditam que, no futuro, esse sistema poderá ser aplicado a dispositivos flexíveis. Isso garantiria mais qualidade e maleabilidade aos usuários.