Cientistas criam a fórmula perfeita do queijo quente

São Paulo - Uma equipe de cientistas do Reino Unido se uniu em prol de uma missão deliciosa: criar a fórmula perfeito para o queijo quente. E parece que deu certo....

São Paulo – Uma equipe de cientistas do Reino Unido se uniu em prol de uma missão deliciosa: criar a fórmula perfeito para o queijo quente. E parece que deu certo. Químicos do órgão Royal Society of Chemistry divulgaram um estudo sobre a receita do lanche ideal.

Anote a receita: os cientistas determinaram a necessidade de derreter 50 gramas de um queijo firme como o cheddar, para uma fatia de pão de forma branco com 10 milímetros de espessura.

Mas o segredo não está só nos ingredientes. É preciso ter habilidade na cozinha. O queijo e o pão precisam ficar por quatro minutos a uma distância de 18 centímetros da fonte de calor, que deve atingir a temperatura de 155 graus Celsius.

A química Ruth Neale, envolvida na pesquisa, afirmou que para traçar a fórmula foi preciso fazer uma série de testes em grelhas, como um experimento em laboratório. Três componentes foram considerados principais: a consistência do queijo derretido no pão, a textura e o sabor.

Ruth trabalhou com o especialista Nigel White, secretário da British Cheese Board. De acordo com as condições cientificamente determinadas, White fez mais testes para determinar o melhor tipo de queijo e pão para usar. Juntos, criaram a fórmula para o lanche perfeito.

Veja a fórmula abaixo (em inglês):