Cientistas americanos inventam versão da capa da invisibilidade

Cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, conseguiram criar um dispositivo capaz de fazer objetos desaparecerem

A capa de invisibilidade é uma das ideias mais legais da série Harry Potter.

Mas, graças à ciência, ficar invisível não é mais uma exclusividade do mundo da magia. Cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, conseguiram criar um dispositivo capaz de fazer objetos desaparecerem.

Infelizmente, não dá pra vestir a invenção e sair por aí sem ser notado. Trata-se de um conjunto de lentes simples que desvia luz refletida pelo objeto que está atrás delas.

A invenção é bem baratinha: seu protótipo saiu por menos 1000 dólares, mas o Business Insider já demonstrou que é possível construir um por menos de cem dólares se você for um aspirante a professor Pardal.

Como funciona?

Quatro lentes de diferentes formatos e espessuras (ou seja, com diferentes distâncias focais) são posicionadas de forma a alterar a trajetória dos feixes de luz. A invisibilidade funciona em todos os espectros da luz e se mantém conforme o ângulo de visão, ao contrário de outros dispositivos já existentes.

“Até onde sabemos, este é o primeiro dispositivo que permite uma ocultação tridimensional”, afirma Joseph Choi, um dos co-autores do estudo. Para os pesquisadores, a técnica pode ser utilizada por cirurgiões e na área militar.

//www.youtube.com/embed/vtKBzwKfP8E