China prevê lançamento de sonda lunar nos próximos dias

Lançamento da sonda, que ainda não tem nome oficial, será realizada entre a sexta-feira e o domingo, acrescentou a agência Xinhua

Pequim – A China lançará nos próximos dias uma sonda espacial que deve ficar na órbita da Lua e voltar, em seguida, à Terra, noticiou a imprensa estatal chinesa nesta quarta-feira.

O lançamento desta sonda, que ainda não tem nome oficial, será realizada entre a sexta-feira e o domingo, acrescentou a agência Xinhua.

Graças a este programa espacial, os cientistas chineses tentarão trazer de volta à Terra um módulo orbital que deverá resistir às altíssimas temperaturas provocadas fricções durante sua reentrada na atmosfera.

Esta sonda permitirá testar tecnologias que serão usadas mais adiante na missão Chang’e-5 (nome da deusa da Lua na mitologia chinesa), destinada a coletar amostras de solo lunar.

Meio século depois do programa Apolo, dos Estados Unidos, a China se volta para a Lua, pois pretende se tornar o primeiro país asiático a enviar um homem para o satélite da Terra, provavelmente depois de 2025.