Cápsula Dragon efetua aproximação para acoplar-se à ISS

O veículo prepara-se para o primeiro atraque de uma nave privada na plataforma

Washington – O veículo de carga Dragon efetuou nesta quinta-feira sua primeira aproximação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), preparando-se para o primeiro atraque de uma nave privada na plataforma que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra.

A empresa Space Exploration Technologies (SpaceX), que lançou a Dragon com sucesso na terça-feira, informou que aproximadamente às 05h30 (de Brasília) o veículo não-tripulado navegava a 2,5 quilômetros da ISS.

A cápsula, que leva pouco mais de meia tonelada de alimentos, roupas e equipamentos aos seis astronautas que residem na ISS, deverá atracar amanhã, iniciando uma nova era de privatização da exploração espacial nos Estados Unidos.

Enquanto a Dragon continuava sua aproximação à ISS, o presidente dos EUA, Barack Obama, enviou uma mensagem via Twitter ao executivo principal da SpaceX, Elon Musk, felicitando-lhe pelo sucesso desta primeira missão.

A aproximação desta madrugada teve o propósito de testar os sistemas de navegação e comunicações que operarão amanhã quando a Dragon tentar o acoplamento com a ISS, um projeto de US$ 100 bilhões no qual participam 16 nações.

Para testar as comunicações entre a ISS e a Dragon, os astronautas no posto orbital enviaram sinais que acenderam uma luz estroboscópica no exterior da cápsula, a fim de determinar se responderá às ordens mais importantes como a de retirar-se ou suspender o acoplamento.

Concluída essa parte das provas, a Dragon efetuará uma pirueta em torno da ISS e se aproximará o suficiente da estação para que amanhã, o braço robótico do posto orbital a capture e a atraia até o ponto de atraque.