Cápsula deixa ISS e inicia retorno à Terra

A nave conclui assim a missão de pouco mais de três semanas na ISS, onde deixou equipamentos destinados a 160 experimentos científicos

Washington – A cápsula não-tripulada Dragon, da empresa americana SpaceX, deixou nesta terça-feira a Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar seu retorno à Terra, informou a agência espacial americana (NASA).

A nave conclui assim a missão de pouco mais de três semanas na ISS, onde deixou 544 kg de provisões, entre os quais equipamentos destinados a 160 experimentos científicos.

Seu pouso com paraquedas no Oceano Pacífico, diante do litoral mexicano, está previsto para as 13H36 (de Brasília).

A cápsula Dragon regressa à Terra com uma carga de 1.210 kg, especialmente com amostras e materiais de pesquisa bioloógica,biotecnológica e física.

Esta foi a terceira missão comercial da empresa SpaceX (Space Exploration Technologies) para a ISS. A Dragon foi a primeira nave espacial privada a chegar à Estação Espacial, em maio de 2012.

A Nasa aposta na SpaceX e em outras companhias privadas para substituir seu programa de ônibus espaciais, encerrado em julho de 2011, visando abastecer a ISS e transportar astronautas, a partir de 2015.