Câmera registra viagem de Galo de Barcelos ao espaço

Objeto voou em um balão atmosférico a uma altitude de 33 quilômetros e alcançou a estratosfera

São Paulo – Um Galo de Barcelos, item marcante de uma boa casa portuguesa, protagonizou um curioso feito: voou em um balão atmosférico a uma altitude de 33 quilômetros e alcançou a estratosfera. A viagem do simpático objeto foi registrada por meio de duas câmeras e o vídeo que conta a história do projeto, idealizado pelo português Marcelo Neiva, pode ser conferido abaixo:

O galo saiu da cidade de Barcelos e foi encontrado a 130 quilômetros de distância, no município espanhol de Melon, por meio de sensores de geolocalização instalados no sistema de voo. Para que o objeto não se espatifasse no chão, os responsáveis pelo projeto equiparam o galinho com um paraquedas.

Em Portugal, o Galo de Barcelos é protagonista de uma lenda centenária e se tornou símbolo nacional. De acordo com a tradição, um homem foi injustamente acusado de um crime e seria levado à forca. Após pedir uma audiência com o juiz, o condenado se dirigiu à residência do magistrado, que desfrutava de uma refeição. Para tentar alegar sua inocência, ele apontou para um galo assado sobre a mesa e disse É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem. Quando estava prestes a morrer no cadafalso, o galo se ergueu na mesa e cantou. O juiz, percebendo o erro, livrou o homem da condenação.