Brasileiros usam formigas saúvas em produção de cerveja

A Saison Saúva é uma cerveja de estilo belga picante e frutada. A bebida alcoólica é encorpada, muito cítrica e aromática

Comer fomiga é um ato comum na China. Mas e beber fomiga? Um grupo de brasileiros decidiu experimentar usar saúvas como ingrediente da bebida alcoólica mais consumida no mundo, a cerveja.

Uma equipe formada por pesquisadores da loja de insumos para fabricação de cerveja caseira Lamas Bier, pelo proprietário do Empório Sagarana, Paulo Leite, e pelo jornalista Marcelo Cury, criou uma receita inusitada. A Saison Saúva é uma cerveja feita com figos, tucupi negro e formigas saúvas.

Paulo Leite teve a ideia de colocar formigas na receita depois que experimentou as saúvas e sentiu um sabor cítrico, como o gosto de capim cidreira. Então, a equipe teve a ideia de acrescentar figos com o tucupi e as saúvas.

Assim surgiu Saison Saúva, cerveja de estilo belga picante e frutada. A bebida alcoólica é encorpada, muito cítrica e aromática. Segundo a equipe, dá para sentir bem o gosto de anis e capim cidreira. O tempero tucupi negro é o responsável por deixar a bebida picante. O primeiro gole gera uma leve dormência no lábio.

A Saison Saúva não será vendida pronta para consumo imediato. Mas a loja vende os equipamentos e os ingredientes necessários para fazer a receita em casa. Veja abaixo um vídeo que mostra a produção da Saison Saúva:

//www.youtube.com/embed/erxFGXMsBXA