Astrônomos descobrem objeto mais distante no sistema solar

Astrônomos descobriram planeta anão misterioso que é três vezes mais distante que Plutão e acredita-se ser o objeto mais distante em nosso sistema solar

Washington – Os astrônomos descobriram um planeta anão misterioso que é três vezes mais distante que Plutão e acredita-se ser o objeto mais distante em nosso sistema solar.

A descoberta do planeta anão conhecido como V774104 foi anunciada na terça-feira em uma reunião da Sociedade Astronômica Americana, perto da capital dos Estados Unidos e pode indicar a presença de outros planetas na vizinhança da Terra.

O planeta anão esta a cerca de 15,4 bilhões de quilômetros do Sol e é deve medir entre 140 e 280 quilômetros de diâmetro.

Scott Sheppard, um astrônomo do Instituto Carnegie para a Ciência, em Washington, anunciou a descoberta dizendo que é a órbita de V774104 até agora é desconhecida.

“Pode acabar sendo uma classe emergente de objetos no extremo do Sistema Solar cujas órbitas estranhas apontem para a hipotética influência de planetas solitários ou estrelas próximas”, escreveu a revista Science em um relatório.

A descoberta foi feita graças ao telescópio de oito metros japonês Subaru, localizado na ilha americana do Havaí, no Pacífico.