Astronautas prestam homenagem a Nelson Mandela

No vídeo, disponível no canal do YouTube Nelson Mandela Centre of Memory, aparecem os americanos Chris Cassidy e Karen Nyberg e o italiano Luca Parmitano

São Paulo – Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) fizeram uma homenagem a Nelson Mandela. O vídeo publicado no YouTube foi feito em comemoração aos 95 anos do herói da luta contra o apartheid e ex-presidente sul-africano.

No vídeo, disponível no canal do YouTube Nelson Mandela Centre of Memory, aparecem os americanos da NASA (agência espacial americana) Chris Cassidy e Karen Nyberg, e o italiano Luca Parmitano.

Os três fazem parte da atual tripulação da ISS, conhecida como Expedição 36. Os russos Pavel Vinogradov, Aleksandr Misurkin e Fyodor Yurchikhin também compõem a equipe.

Cassidy afirmou que Nelson Mandela é um grande homem e uma grande força pela paz no mundo.

Karen falou que Mandela é um homem que deve ser usado como exemplo para todos, pelo objetivo comum de melhorar a vida no planeta. Segundo Karen, seu trabalho feito na ISS se espelha em tudo que Mandela passou a vida tentando realizar.

Já Parmitano falou que a homenagem é feita pela coragem de Mandela, por sua vida e pelas transformações que provou no povo de seu continente.

Luta contra o Apartheid – Mandela ficou preso durante 27 anos pelo regime segregacionista do apartheid. Quando saiu da prisão, não pronunciou uma só palavra de vingança. Libertado em 1990, negociou uma transição para a democracia com as pessoas que na época ocupavam o poder.

Quando se tornou presidente, em 1994, não tentou humilhar ou prejudicar a comunidade branca, defendendo permanentemente a reconciliação. Seu trabalho pelos direitos humanos e sua capacidade de perdoar fizeram com que Mandela ocupe um lugar permanente na história mundial.

Em 2009, foi celebrado o “Mandela Day” pela primeira vez na África do Sul. No ano seguinte, em 18 de julho de 2010, a ONU decretou a celebração do “Mandela Day”.

Na quinta-feira (18), milhões celebraram o Mandela Day, que, por sua vez, segue internado em um hospital de Pretória. Apesar de estar há quase um mês e meio no hospital, sua filha Zindzi afirmou que seu pai “está fazendo progressos notáveis” e acompanha o que passa na televisão “com fones de ouvido”.

Veja abaixo o vídeo gravado na ISS:

//www.youtube.com/embed/1ldl84IATjo