Astronauta fotografa superlua vista do espaço

O cosmonauta, que está a bordo da Estação Espacial Internacional, tirou uma sequência de fotos da superlua e publicou no Twitter

O astronauta russo Oleg Artemyev fez fotos incríveis da superlua de domingo (10) vista do espaço. O fenômeno acontece quando a Lua fica maior e mais brilhante do que o comum em uma Lua cheia.

O cosmonauta, que está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), tirou uma sequência de fotos do evento e publicou no Twitter. As imagens foram feitas horas antes de o fenômeno ser visível na Terra.

A superlua acontece quando a Lua chega ao seu ponto mais próximo da Terra. O evento fotografado pelo cosmonauta foi ainda mais raro, pois a Lua estava na fase cheia e passava pelo ponto mais próximo na sua órbita da Terra quase no mesmo horário (diferença de aproximadamente 30 minutos).

A Superlua é cientificamente chamada de “perigeu lunar” e acontece porque a órbita lunar tem o formato oval, e não de círculo. O fenômeno oposto, quando a Lua fica mais afastada da Terra, é conhecido como apogeu.

As Luas cheias também variam de tamanho por causa da órbita oval. O trajeto elíptico tem um lado (perigeu) cerca de 50 mil quilômetros mais perto da Terra do que o outro (apogeu). Para um observador no planeta, o perigeu faz a Lua parecer 14% maior e 30% mais brilhante do que em um dia de lua cheia normal.

Apesar de a Lua passar pelo perigeu a cada 29 dias, a próxima vez que essa passagem irá coincidir com a Lua Cheia será somente em 28 de setembro de 2015, quando a diferença entre esses dois eventos será de 1 hora. O fenômeno se repetirá também em 14 de novembro de 2016 (com diferença de 2 horas e meia). Mas uma aproximação com diferença de somente meia hora (como a de domingo) ocorrerá apenas em 25 de novembro de 2034.

Veja abaixo as fotos feitas por Artemyev:

              Clique para abrir o link no navegador  

Veja também 30 fotos incríveis da superlua pelo mundo

Clique para abrir o link no navegador