Aranhas poderiam comer toda a população humana da Terra em um ano

Estudo estima que esses aracnídeos consomem mais de 400 milhões de toneladas de alimentos anualmente -- muito mais do que massa humana total do planeta

São Paulo – Dois biólogos europeus fizeram descobertas que irão tirar o sono de quem tem fobia de aranhas. Em um estudo publicado no periódico Science of Nature, eles estimam que a população mundial desses aracnídeos consome entre 400 e 800 milhões de toneladas de alimentos por ano.

Os pesquisadores afirmam que essa é a mesma quantidade de carne e peixe consumida anualmente por sete bilhões de pessoas na Terra.

Os números ficam ainda mais bizarros ao compará-los com a biomassa total de todos os seres humanos que vivem no planeta, que é estimada em 287 milhões de toneladas. O jornal The Washington Post fez isso e tirou a conclusão de que, se gostassem de carne humana, as aranhas poderiam comer todas as pessoas da Terra – e ainda sentiriam fome.

A boa notícia é que esses aracnídeos comem, geralmente, apenas insetos. A ciência já encontrou casos de algumas espécies maiores que consomem lagartos, aves e até mesmo pequenos mamíferos. Até agora, nunca foram encontradas aranhas que atacam seres humanos para se alimentarem.

Para chegarem a essas estimativas, os biólogos utilizaram como base diversas pesquisas. Uma delas mostrou que existe, em média, 131 aranhas por metro quadrado no mundo. Dos sete habitats analisados pela pesquisa, deserto e tundra são os locais com menor quantia desses aracnídeos. No entanto, outros lugares com condições favoráveis, como biomas de florestas e pastagens, chegam a registrar mais de mil aranhas por metro quadrado.

Segundo os pesquisadores, se todas as aranhas do mundo fossem reunidas, elas pesariam cerca de 25 milhões de toneladas. Para vias de comparação, a Torre Eiffel em Paris pesa 10 mil toneladas. Assim, a massa de todas as aranhas do planeta juntas é o equivalente a 2.500 Torres Eiffel.

Os cientistas também descobriram que as aranhas consomem cerca de 10% de seu peso em alimento por dia. Isso equivale a uma dieta de 20 quilos de carne por dia de um homem que pesa 200 quilos. Eles fizeram as contas e chegaram ao fato assustador de que seria necessário um grupo de aranhas com peso total de mais de 900 quilos para consumir uma pessoa com esse peso em apenas um dia. Vale notar que existem 45 mil espécies conhecidas de aranhas — todas elas carnívoras.

Apesar de algumas pessoas terem pavor de aranhas, esses animais têm um impacto positivo no meio ambiente. “Essas estimativas enfatizam o importante papel que a predação da aranha exerce nos habitats seminaturais e naturais”, apontam os autores na pesquisa.

Os cientistas ainda enfatizam que muitas pragas e doenças se reproduzem nos biomas em que as aranhas são mais presentes e, por isso, esses animais têm um grande impacto na agricultura e, consequentemente, na economia mundial.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Antonio Requião

    É importante citar também que uma aranha adulta consome cerca de 4.000 insetos por ano. O que seria de nós sem elas? Ou as abelhas, que já estão desaparecendo de alguns pontos do planeta.