América do Norte verá eclipse parcial do Sol nesta quinta

Eclipse ficará visível quando a Lua passar em frente ao Sol, encobrindo apenas metade de sua luz brilhante, ao final da tarde de 23 de outubro

Washington – Um eclipse parcial do Sol estará visível em grande parte da América do Norte nesta quinta-feira, mas especialistas recomendaram aos observadores que utilizem equipamento adequado para evitar danos aos olhos.

O eclipse ficará visível quando a Lua passar em frente ao Sol, encobrindo apenas metade de sua luz brilhante, ao final da tarde de 23 de outubro.

Os moradores de Nova York e do resto da região nordeste dos Estados Unidos provavelmente não poderão acompanhar o fenômeno porque o Sol estará se pondo ao mesmo tempo em que a Lua se posicionar. Eles poderão ter uma visão muito sutil do eclipse no pôr-do-sol.

Mas os residentes de Los Angeles poderão ver 45% do diâmetro do Sol encobertos às 15H38 locais (20H38 de Brasília).

Em Seattle, quase dois terços do Sol deverão ficar encobertos às 20H00 de Brasília e o eclipse esconderá apenas a metade do Sol para os observadores de Denver e de Chicago.

As pessoas que quiserem observar o fenômeno são aconselhadas a usar filtros solares especiais feitos de polímero negro ao invés de óculos de sol.

“O Sol é tão brilhante que mesmo usando óculos escuros comuns é possível sofrer danos oculares se você olhar diretamente para ele”, disse Jay Pasachoff, professor do Williams College, em Massachusetts, e diretor do Grupo de Trabalho sobre Eclipses da União Astronômica Internacional.

Outra opção para aqueles que queiram olhar diretamente para o Sol é fazê-lo usando óculos de soldador de números 12, 13 ou 14.

Aqueles que não tiverem acesso a estes dispositivos, poderão observar o eclipse com segurança fazendo um buraco de meio centímetro em um pedaço de cartolina. De costas para o Sol, poderão usar buraco para projetar sua imagem em uma parede ou muro.

Em agosto do ano que vem os residentes dos Estados Unidos poderão contemplar um eclipse total do Sol.