“Acarômetro” analisa qualidade de ar-condicionado de carros

Aparelho usa sensores para medir qualidade do filtro do ar-condicionado de carros. Estudo encontrou até 10 mil fungos e bactérias dentro de automóveis

São Paulo – Uma tecnologia promete analisar a qualidade do ar circulando por meio de ar-condicionado de carros. Informalmente chamado de “acarômetro”, o aparelho faz medição da qualidade do ar dentro de um automóvel.

O produto começará a ser oferecido para concessionárias de carro pela Top Spa Car. “Um serviço antigo e tradicional tem perdido espaço, a higienização interna. As pessoas não enxergam mais isso como prevenção para problemas de saúde”, afirma a EXAME Anderson Macena, fundador da Top Spa Car.

O produto usa sensores também aplicados em plataformas de extração de petróleo. No “acarômetro”, os sensores analisam o ar em busca de ácaros, bactérias, entre outros indicativos. Macena explica que a máquina categoriza o ar como adequado ou inadequado.

O executivo explica que o produto deve trazer maior transparência para a limpeza de filtros de ar-condicionado para carros. Macena explica que o consultor técnico, em muitos casos, não conta com equipamento para essa aferição.

“Isso gera um grande problema. Muitas vezes, o consumidor não quer autorizar a limpeza do filtro por achar que a concessionária pode estar agindo de má fé”, explica Macena. Ele diz que a ideia é fornecer evidências ao consumidor e substituir o “achômetro”.

Macena reforça a importância da troca de filtro de ar como ação de prevenção contra doenças. Análise da Faculdade de Biomedicina da Devry Metrocamp, em Campinas, encontrou até 10 mil fungos e bactérias dentro de carros.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Gilmar Miranda

    Seja um franqueado TOP SPA CAR! Acesse nosso site e conheça!