Academia Americana de Oftalmologia doa US$ 4 mi para criação de museu

O Museu da Visão será dedicado à história da oftalmologia e pretende conscientizar pessoas sobre saúde dos olhos

São Paulo — A Academia Americana de Oftalmologia anunciou no final de outubro uma doação de 4 milhões de dólares para a construção de um museu público dedicado à saúde da visão.

O museu ficará em São Francisco, nos Estados Unidos. Nele, estarão os 38 mil objetos, livros e instrumentos que atualmente ficam no Museu da Visão, um espaço restrito que fica na sede da instituição. A coleção tem objetos de mais de 30 anos.

A Academia espera que o espaço se torne mais um ponto turístico de São Francisco e que o novo Museu da Visão possa conscientizar o público sobre a saúde visual, além de servir de inspiração para jovens profissionais do ramo.

Veja também

O museu será inaugurado em 2020. A Academia espera conseguir um total de 12 milhões de dólares para fundar um museu público e gratuito.

Além dos objetos que serão expostos, o público poderá conhecer a história da oftalmologia por meio de espaços interativos com uso de realidade virtual.

“O museu será um veículo pelo qual nossa herança se manterá relevante e inspiradora, promovendo descobertas e avanços”, afirmou Stanley M. Truhlsen, oftalmologista e ex-presidente da Academia.