12 traços que podem definir se você é uma pessoa assustadora

Cientistas norte-americanos descobriram quais são as características físicas e comportamentais que podem revelar se um indivíduo é aterrorizante

São Paulo – O que torna personagens como a Mortícia, do filme A Família Addams, assustadores? Pela primeira vez, a ciência pode ter a resposta para esta pergunta. Pesquisadores da Universidade de Knox, nos Estados Unidos, descobriram que existem características universais que confirmam se uma pessoa é aterrorizante.

Participaram da pesquisa 1.342 pessoas (1.029 mulheres e 312 homens) com idades entre 18 anos e 77 anos. Elas precisaram responder quais traços, sejam eles físicos ou comportamentais, achavam assustadores quando um amigo descrevia uma pessoa que elas não conheciam.

Depois, os voluntários classificaram essas características em uma escala de um a cinco — um significa que a pessoa aparenta ser legal e cinco determina que o indivíduo é aterrorizante.

No geral, os participantes relataram que homens são mais assustadores do que mulheres. Entretanto, talvez isso seja um reflexo do fato de que um número maior de mulheres participou do estudo do que indivíduos do sexo masculino. Os outros fatores que tornam uma pessoa aterrorizante são mais aleatórios. Um deles, por exemplo, é colecionar bonecas.

De acordo com os pesquisadores, a sensação de que algo ou alguém é assustador faz parte da evolução do ser humano. “Os resultados são consistentes com a hipótese de que sentir-se assustado é uma resposta emocional adaptativa a uma ameaça. Isso nos permite manter a vigilância durante tempos de incerteza”, escrevem os cientistas no estudo.

Abaixo você pode ver algumas das características que os participantes categorizaram como aterrorizantes:

1. Você toca muito as pessoas ao interagir com elas

2. Você constantemente fala sobre sexo