Você acertaria estes 2 exercícios sobre crase em português?

Professor Diogo Arrais usa dois exercícios para explicar as regras básicas da crase. Veja se você consegue acertar as respostas

Antes de praticarmos, vamos ao primeiro passo sobre o uso do acento grave, responsável por indicar a crase. O papel de tal acento é indicar a VALIDADE POR DOIS. Exemplo: “Enviamos o documento à presidência – Enviamos o documento PARA A presidência.” Após a compreensão de tal validade por dois, escolha uma opção abaixo.

1. A presença do sinal indicativo de crase ou sua ausência estão inteiramente corretas na frase:

(A) A publicidade, destinada a convencer pessoas à consumir determinados produtos, deve respeitar às normas morais vigentes na sociedade.
(B) Peças publicitárias, vistas como obras de arte, não deveriam estar sujeitas à certos padrões sociais de comportamento.
(C) A publicidade objetiva atingir à um público consumidor, a quem uma marca deverá ser ou parecer mais atraente do que a outra.
(D) Destinadas as pessoas que tenham poder aquisitivo, algumas propagandas apelam à estilos de vida mais elegantes e charmosos.
(E) A propaganda destina-se a convencer pessoas à escolha de um determinado produto, percebido como superior a outro.

Além das dicas iniciais, lembre-se: não ocorre antes de verbo e, principalmente, antes de indefinições (A + palavra posposta no plural). Na letra A, não deveria ocorrer crase antes do verbo CONSUMIR; o verbo RESPEITAR, também, é transitivo direto e não exige a presença da preposição. Na letra B, não deveria ocorrer crase, já que CERTOS está no plural e o termo A no singular; não ocorre crase antes de ideias indefinidas. Na letra C, há um outro desvio, já que não deveria ocorrer crase antes de artigo indefinido. Na letra D, o desvio concentra-se no comentário previamente exposto: não ocorre crase antes de indefinições (a estilos de vida). Sendo assim, também por eliminação, a única correta é a LETRA E.
Vamos a mais uma questão:

2. O acento indicador de crase está empregado corretamente em:

(A) A jovem estudante respondeu ao questionário entregue à ela.
(B) O autor fez referência à uma pesquisa realizada na UCL.
(C) Os jovens devem ser estimulados à praticar atividades físicas.
(D) Um bom livro é sempre uma alternativa à esta compulsão pela internet.
(E) Ficar muito tempo diante do computador pode trazer danos à saúde.

Mais uma vez, use a questão da validade por dois. Na letra E, pode-se claramente perceber: “ficar muito tempo diante do computador pode trazer danos À (PARA A) saúde.”

Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!

Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa – CPJUR – portalcpjur.com.br
Autor Gramatical pela Editora Saraiva