USP fica entre as 200 melhores universidades do mundo

No ranking global das melhores universidades, a USP fica na 143ª posição

As universidades americanas ocupam oito dos dez primeiros lugares na classificação estabelecida pelo centro Jiaotong de Xangai das 500 melhores universidades do mundo, em que a primeira colocada latino-americana é a Universidade de São Paulo (USP), na 143ª posição.

A americana Harvard lidera o ranking pelo 13o. ano consecutivo.

Depois estão as também americanas Stanford, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), e a inglesa Cambridge.

Além de Cambridge, apenas outros três centros educacionais não americanos figuram no top 20, com Oxford na 10ª posição, a University College de Londres na 18ª e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça) na 20ª.

Entre as brasileiras, além da USP, figuram a Universidade Federal de Minas Gerais (317ª), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (318ª), a Universidade Estadual Paulista (362ª), a Unicamp (365ª) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (421ª).

A classificação de Xangai, criada em 2003, leva em conta seis critérios para distinguir 500 das 1.200 universidades pesquisadas em todo mundo, entre elas o número de prêmios Nobel entre seus ex-alunos, o número de pesquisadores mais citados em suas respectivas disciplinas ou o número de publicações nas revistas “Science” y “Nature”.