Trabalho voluntário 2.0

Projeto une digitalmente ações sociais urbanas com interessados em desenvolver uma atividade beneficente

São Paulo – O site Multitude ajuda a conectar interessados em realizar trabalho voluntário e ações de melhoria urbana. A iniciativa é da ONG Minha Cidade, que desenvolve ferramentas para engajar pessoas em torno de uma causa.

“A ideia da ferramenta é mapear talentos e a disponibilidade de tempo de voluntários”, diz Anna Livia, coordenadora do Minha Sampa, braço do projeto focado na cidade de São Paulo e lançado há três meses — no Rio de Janeiro funciona o Meu Rio. Já foram criadas 23 tarefas relacionadas a diferentes mobilizações, com 65 pessoas envolvidas (algumas tarefas permitem mais de uma pessoa ou até participação ilimitada).

O consultor Roberto Neumann, de 27 anos, da Falconi, descobriu a ferramenta no fim do ano passado quando buscava opções de trabalho voluntário. Desde então, já acumulou 825 minutos de tarefas que vão desde enviar mensagens pressionando políticos até fazer uma pesquisa sobre a utilização de câmeras em viaturas de polícia em outros países.

A última tarefa foi enviar um e-mail para o presidente do MetrôRio para pressioná-lo a aceitar o transporte de bicicletas após as 20h30 nos dias úteis, assim como ocorre em cidades como São Paulo e Londres. “Para mim, o que se destaca mais é a facilidade do site”, diz Roberto. “Sempre que surge uma tarefa relacionada a meu perfil, recebo um aviso, o que ajuda a participar muito mais do que se eu tivesse que ficar pesquisando na internet.”