Todo mundo quer mudanças, mas ninguém quer mudar a si mesmo

É impressionante como gostamos de apontar soluções para problemas, mas resistimos a qualquer tipo de ideia que envolva uma transformação pessoal

As pessoas têm hoje um olho atento para fazer sugestões e apontar soluções para todo tipo de problema. Mas, quando uma mudança pessoal aparece diante de nós, é impressionante como existe resistência.Veja exemplos de situações cotidianas comuns em que a recusa ao novo aflora e como lidar com elas.

Treinamentos — participe deles com entusiasmo e vontade. Pense que a empresa escolheu investir em você. Sempre encontro (e me surpreendo) com uma quantidade de pessoas que dizem: “Sempre fiz assim”. Questione se a maneira como você sempre fez está certa. Aceite que a vida está lhe dando uma chance para mudar e melhorar. Ou será que prefere seguir agindo de forma inadequada?

Mudanças de arquitetura — Sua empresa decidiu optar por um novo layout ou uma nova maneira de posicionar os funcionários. Se o escritório está mais aberto, cuide, com o dobro de cuidado, de manter seu espaço de trabalho organizado e absolutamente adequado à imagem que sua empresa precisa ter. Lembre-se de que sua desorganização pode afetar a imagem dos colegas que agora trabalham próximos a você.

Patrimônio da empresa — Cuide das dependências da empresa como se fosse sua casa. Seja responsável no uso do material de escritório e dos móveis. Nada de pensar que na empresa pode tudo porque existe uma equipe contratada para a limpeza. 

Home office consciente — Se sua empresa adota esquemas de trabalho a distância, você precisa ter o mesmo desempenho que teria se trabalhasse no escritório, mais próximo do chefe e dos colegas. Não confunda trabalhar de maneira remota com relaxar. 

Ética e integridade são valores que devem nortear empresas e profissionais. Leve isso muito a sério e cuide para que suas ações e sua vida sejam igualmente pautadas por esses princípios que, para minha tristeza, de um tempo para cá parecem ter caído em desuso no país.

Fuja do que for pirata ou ilegal, nem sonhe em aceitar presentes que não se enquadrem na política de relacionamentos de sua empresa, não creia que propinas e agrados além da medida sejam um jeito fácil de fechar negócios. Deveríamos pensar mais sobre isso. Para mudar um país, é imperioso que cada um de nós faça um exame de consciência e mude também.