Teste seu nível de estresse

A psiquiatra Ana Maria Rossi, da International Stress Management Association no Brasil, preparou um teste que pode servir de alerta

São Paulo — Pressão para alcançar metas difíceis, corte de custos, equipe mais enxuta… os motivos para os ânimos estarem aflorados são muitos. Mas é preciso ter atenção, pois situações de longa exposição a situações de estresse ruim podem prejudicar a saúde.  “O estresse nada mais é do que qualquer situação que requer nossa adaptação, e essa situação pode ser positiva ou negativa”, diz Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) e copresidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), de Porto Alegre, em entrevista publicada na edição de abril da Você S/A. A nosso pedido, Ana preparou um teste para que você posso verificar o nível de estresse. Não é para ser um diagnóstico, mas pode ser de alerta e caso o resultado não seja dos mais tranquilos, recomenda-se procurar um médico para ter um diagnóstico adequado. Faça o teste abaixo.

LEIA MAIS

+ 5 passos para transformar o estresse em algo positivo

+ Sem medo de se desligar

+Diretor da Alcon pilota aviões para combater estresse

TESTE SEU NÍVEL DE ESTRESSE

Pense no seu dia a dia e responda aos itens abaixo. Some os pontos e veja o resultado.

1= Raramente, 2= Às vezes e 3= Frequentemente

 

1.     Sinto-me insatisfeito com minha vida pessoal.

2.     Quando me sinto pressionado, explodo.

3.     Aceito novas tarefas mesmo quando estou sobrecarregado.

4.     Adoeço com frequência.

5.     Tenho usado bebidas alcoólicas/medicamento para relaxar.

6.     Tendo a me fixar no lado negativo das situações.

7.     Tenho dificuldade para dormir.

 

Resultado:

 

Até 9 pontos: Sinal verde! Você está lidando bem com suas demandas, seja por não se sentir muito exigido no momento ou por possuir técnicas eficientes para lidar com o stress.

De 10 a 15: Sinal amarelo! Transforme suas dificuldades em desafios e planeje manter um estilo de vida saudável. Mude o que puder na sua rotina e organize-se para lidar com situações que não tem controle para mudar.

Acima de 15: Sinal vermelho! Você está permitindo que as pressões prejudiquem sua qualidade de vida. Preste mais atenção no seu dia a dia e organize-se para enfrentar as situações sem prejuízos a sua saúde. A orientação de um profissional pode ser importante.

 

Fonte: Ana Maria Rossi, PhD, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e copresidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA).