Testamos as 10 melhores planilhas para organizar as finanças

Há dezenas de aplicativos e tabelas disponíveis para quem deseja organizar as finanças. Mas qual é a mais adequada para você? Testamos as 10 melhores para você

Se a falta de tempo ou de disciplina já foi uma desculpa, hoje não é mais. Há dezenas de planilhas, aplicativos e programas disponíveis na internet para quem precisa de um apoio digital para cuidar do dinheiro. “Essas ferramentas oferecem uma forma de diagnóstico das finanças, como um ‘check-list’, para ter um controle de despesas”, diz Fabiano Guasti Lima, pesquisador do Instituto Assaf e professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP) de Ribeirão Preto.

A questão é: qual método escolher? Há opções para gostos e planos diferentes, para poupadores iniciantes e investidores experientes. VOCÊ S/A avaliou dez ferramentas, de tabelas simples a aplicativos com relatórios mais sofisticados e gráficos que mostram a evolução de suas finanças. Confira a seguir, sempre lembrando que as planilhas não fazem milagre. O profissional também precisa manter a disciplina, adquirir cultura sobre finanças e definir quais são seus objetivos financeiros na vida.

MOBILLS

Perfil do usuário: Para quem gosta de compartilhar dicas de finanças e ler as experiências de outras pessoas.

Sistema: Acesso via computador ou por aplicativo (iOS e Android).

Vantagens: Intuitivo, serve para quem busca simplicidade. O resumo na tela inicial ajuda a ter uma visão geral da vida financeira. Em uma área chamada Mobills Social, é possível encontrar dicas de finanças pessoais cadastradas pelos usuários do aplicativo. Ao curtir os posts, você ganha moedas, que, acumuladas, podem garantir desconto na assinatura da versão paga.

Limitações: A versão completa, com gráficos detalhados, é paga. A assinatura custa 7,90 reais mensais ou 59,90 reais por ano. 

Preço: versões gratuita e paga (custa 7,90 reais por mês)

Planilha da BM&F Bovespa (ESCOLHA VOCE S/A: Melhor para iniciantes)

Perfil do usuário: Para quem nunca tentou organizar o dinheiro eletronicamente.

Sistema: É uma tabela de Excel e pode ser usada em todos os sistemas operacionais.

Vantagens: Detalhada, oferece categorias de despesas, receitas e investimentos. Por ser um arquivo aberto, é possível personalizar a tabela. Simples e fácil de usar, não exige muito conhecimento de recursos mais avançados de planilhas de Excel. 

Limitações: Não permite visualizar, de maneira gráfica, se os gastos ultrapassaram o montante planejado. É preciso ter disciplina e tempo para manter a planilha constantemente atualizada.

Preco: gratuito

GUIABOLSO (ESCOLHA VOCE S/A: Melhor para quem não tem disciplina para anotar todas as despesas)

Perfil do usuário: Indicado para quem não tem tempo nem disciplina.

Sistema: Acesso via computador ou por aplicativo (iOS e Android).

Vantagens: Permite transferir automaticamente operações feitas em conta-corrente no banco, como pagamentos, transferências e saques, além da fatura de cartões de crédito. Permite incluir mais de uma conta bancária. 

Limitações: No aplicativo para Android, às vezes, a atualização de informações é lenta. É preciso fechar a ferramenta e abri-la novamente depois de alguns minutos.

Preço: gratuito

PLANILHA DO IDEC 

Perfil do usuário:  Ideal para quem já tem familiaridade com planilhas.

Sistema: É uma tabela de Excel e pode ser usada em todos os sistemas operacionais.

Vantagens: É possível montar um fluxo de caixa detalhado, com o lançamento de despesas e receitas mês a mês.Formulada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Limitações: Embora aparente ser simples, exige conhecimentos de Excel para tirar o máximo de proveito dos recursos, como fórmulas matemáticas.

Preço: gratuito

FINANCE

Perfil do usuário:  Para quem não aguenta mais guardar recibos.

Sistema: iOS e Android.

Vantagens: Bom de usar, ele permite fotografar e anexar recibos de pagamento e notas fiscais. O aplicativo possibilita a criação de centros de custo que ajudam a comparar o peso das despesas no orçamento. Para ver os gastos com carro, por exemplo, basta criar um centro de custo e incluir gastos com combustível, seguro, IPVA etc. 

Limitações: Excesso de propaganda na versão gratuita. 

Preço: versões gratuita e paga (5 reais)

ORGANIZZE

Perfil do usuário: Para fazer uma organização básica do orçamento.

Sistema: Acesso via computador ou por aplicativo (iOS e Android).

Vantagens: Ideal para quem busca um controle financeiro básico. Permite lançar despesas e receitas e cadastrar mais de uma conta. No app para celulares e tablets, as informações podem ser acessadas offline.

Limitações: Na versão para Android, só é possível incluir até três contas. As demais precisam ser cadastradas pela versão web. 

Preço: versões gratuita e paga (29,70 reais, assinatura trimestral, equivalente a 9,90 reais por mês)

MONEY WISE

Perfil do usuário: Aplicativo para quem procura facilidade de uso.

Sistema: iOS e Android.

Vantagens: Um dos principais diferenciais do Money Wise é que ele oferece a possibilidade de marcar as transações realizadas com uma espécie de etiqueta, que ajuda a identificar e filtrar os dados. As informações inseridas no sistema também podem ser transferidas para o computador ou para uma planilha de Excel.

Limitações: Design pouco atraente. Para iniciados, a versão gratuita pode ser básica demais.

Preço: gratuito e pago (15,50 reais)

MONI

Perfil do usuário: Para usuários iniciantes.

Sistema: iOS.

Vantagens: Intuitivo e fácil  de manipular,  o aplicativo tem um sistema de cores que alerta quando as despesas se aproximam do vermelho. É possível escrever um comentário para cada tipo de gasto ou entrada, facilitando a visualização de para onde o dinheiro está indo.

Limitações: Diferentemente de concorrentes, não tem versão para Android.

Preço: gratuito

DINHEIRAMA

Perfil do usuário: Para se organizar e aprender a gerir dinheiro.

Sistema: Acesso via computador ou por aplicativo (iOS e Android).

Vantagens: Na versão para PC, o software traz gráficos que ajudam a visualizar o planejamento. Os textos do site Dinheirama também ficam disponíveis na plataforma como dicas de leitura. Permite importar extratos de contas bancárias. 

Limitações: Conta com poucas opções automáticas de receitas e despesas, limitação para você que quer traçar um controle financeiro mais detalhado das entradas e saídas.

Preço: gratuito

MINHAS ECONOMIAS (ESCOLHA VOCE S/A: A melhor ferramenta para quem precisa de um planejamento detalhado)

Perfil do usuário: Para começar a definir objetivos financeiros.

Sistema: Acesso via computador ou por aplicativo (iOS e Android).

Vantagens: Ferramenta muito bem avaliada entre os usuários. O recurso Gerenciador de Sonhos ajuda a definir metas de curto, médio e longo prazo. Estabelecidos os objetivos, a ferramenta calcula o montante a poupar por mês para alcançar os planos. É possível tirar dúvidas em uma seção de perguntas e respostas. 

Limitações: Difícil a gestão de cartões de crédito.

Preço: Gratuito