Crescimentos;pessoal e profissional requerem;organização

<EM>Para o consultor Jimmy Cygler, pensar na frase que você gostaria que fosse escrita em sua lápide ajuda a definir os elementos essenciais da vida. Feito isso, fica mais fácil separar o importante <SPAN>do urgente </SPAN>e administrar bem o tempo</EM>

Para ser bem-sucedido sem estresse é preciso dar atenção a cinco áreas: tempo, tarefas, energia, conquistas e relacionamentos. De todas elas, porém, a mais importante é o controle do tempo e uma das formas de melhor administrá-lo é pensando desde já na frase que você gostaria que fosse escrita em sua lápide. O conselho vem de Jimmy Cygler, professor do MBA da ESPM Business School e autor do livro “Quem Mexeu na Minha Vida?”, lançamento da editora Alegro. Para assumir o controle do mais escasso dos recursos, é preciso antes de mais nada identificar o que se faz com ele. “O tempo não pode ser comprado ou armazenado”, escreve. “Quando foi, não volta.” A partir daí, o consultor sugere a clara identificação de valores, princípios e objetivos (VPOs), para que o tempo seja empregado de forma condizente.

Cygler (leia artigo exclusivo publicado em EXAME) recomenda a elaboração de duas listas para a fixação dos VPOs. Uma deve contar as três ações que a pessoa quer começar a fazer; as três que precisa parar de fazer e as três que deve continuar a fazer. Além disso, na primeira lista devem constar os três principais valores profissionais e pessoais e as três principais qualidades que a pessoa acredita que possui. Na segunda lista devem constar seus princípios e uma frase sintetizando como gostaria de ser lembrado a partir dos papéis que desempenha na família, entre os amigos, na comunidade e assim por diante. “Em outras palavras, o que gostaria que estivesse escrito na sua lápide”.

Com esse mapeamento em mãos, parte-se para o planejamento de atitudes e ações que serão tomadas a partir das listas. “Pense antes de fazer. Organize seus pensamentos com antecipação”, diz o consultor. Isso não impede que tarefas que podem ser resolvidas rapidamente sejam resolvidas na hora. “Faça o possível para não engordar sua lista de pendências”, escreve Cygler. “De cada cem coisas que aparecem na sua frente, liquide 101, ou seja, uma do estoque antigo.”