Seja irresistível

Saber vender a própria imagem é uma habilidade fundamental no mundo dos negócios. “Hoje a competitividade é tão intensa que já não basta ser apenas bom naquilo que se faz”, diz Phillipa Davis, autora do livro Seja Irresistível – Segredos para Vender Sua Imagem (editora Best Seller). “Você precisa ser excelente ao vender seu talento para as pessoas, ou elas talvez não descubram sozinhas seu valor.” Eis alguns princípios psicológicos que podem ser usados para tornar qualquer um irresistível:

A lei da reciprocidade. Esta lei diz que, se uma pessoa nos dá algo — uma palavrinha no ouvido de alguém influente, um presente, um conselho –, temos de retribuir.

A lei da comparação. Nossos julgamentos se relacionam com experiências prévias. Se estiver visando uma promoção, dê um jeito de marcar sua entrevista logo depois de alguém que, em sua opinião, não tem a menor chance — e maximize as suas.

A lei da comprovação social. Quando quiser trocar de emprego, por exemplo, peça a alguém influente e que faça parte de sua rede de relacionamentos para dar um telefonema em seu favor.

A lei da escassez. Se queremos alguma coisa e sabemos que ela não está disponível, passamos a querê-la com maior intensidade. A receita é, portanto, dar uma de difícil e aumentar seu ibope.

A lei da autoridade. Seu grau de irresistibilidade aumenta se você for um expert em finanças, etiqueta, gestão, trabalho em equipe ou qualquer outra competência além de sua especialidade técnica.